A nova aposta do antigo dono da Patrimóvel: ‘tokens’ de imóveis corporativos para investimento

O Globo
Após quase quatro décadas à frente da Patrimóvel, Rubem Vasconcelos está de volta ao mercado imobiliário, mas com uma atualização. Aos 70 anos, em vez de comandar um exército de corretores, o veterano está entre os sócios de uma startup que quer vender imóveis comerciais por meio de “tokens”, um tipo de criptoativo.
A BrixBr quer colocar no mercado empreendimentos como galpões logísticos, shoppings centers e lajes corporativas. Esses imóveis serão fracionados e “tokenizados” — isto é, ganharão uma representação no formato de criptoativos, registrados em blockchain. Os investidores comprarão uma das frações e poderão usufruir da renda de aluguéis ou da eventual venda do imóvel.
O sócio de Vasconcelos no negócio é Eduardo Rabinovich, da SGGC Participações, especializada no desenvolvimento e reestruturação de shopping centers e que tem na carteira ativos como o Parque Shopping Sulacap, no Rio, e o Cascavel JL Shopping, no Paraná.
A “tokenizacão” será feita em parceria com a Pixway, startup especializada em NFTs fundada por Daniel Peres Chor, ex-diretor e herdeiro da Multiplan.