Acionistas da BRMalls propõem venda de shoppings
Fonte: Estadão

Um cabo de guerra está se formando nos bastidores da BRMalls, maior empresa de shopping centers do Brasil. A acionista e gestora de private equity Aurora Capital e o grupo Suno estão se articulando para tentar emplacar uma estratégia baseada na venda dos shoppings da companhia para fundos de investimentos imobiliários (FIIs). Nesse modelo, a BRMalls seria cotista do fundo e administradora dos estabelecimentos, o que poderia valorizar os ativos entre 50% e 70%, frente ao valor de mercado atual, de acordo com estimativa das proponentes.
A proposta foi tornada pública em uma carta aberta enviada para o conselho de administração da BRMalls, que recusou o modelo. A direção discorda dos cálculos, diz que a transferência dos ativos geraria custos elevados com impostos, além de limitar a tomada de dívida e reduzir a liquidez para investidores, já que as cotas têm giro menor que ações.
Mas o debate está só começando. A Aurora Capital – acionista com menos de 5% da BRMalls por meio de fundos sob seu comando – e o grupo Suno – interessado em atuar como gestor dos futuros fundos imobiliários – estão tentando mobilizar outros investidores para discutir a proposta.
Segundo o Estadão, a Squadra (6%), Velt Partners (5,1%) e Atmos (5%), entre outros, estão sendo procurados para aprofundar o assunto. Em última instância, os acionistas têm direito a convocar uma assembleia para votar se a estratégia será adotada pela direção ou não.