Americanos aceitam trabalhar mais para ter fim de semana com três dias

Dois em cada três americanos aceitariam ter uma jornada de trabalho maior se isso significar um dia a mais de folga na semana.
Os resultados de uma pesquisa realizada pelo instituto YouGov mostram que eles preferem trabalhar quatro dias por 10 horas do que seguir o modelo atual de cinco dias com 8 horas, que também é o mais comum no Brasil.
A pesquisa entrevistou 23 mil norte-americanos e também questionou sobre os impactos na produtividade. Para 41% deles, essa mudança no formato da semana de trabalho a aumentaria. Enquanto isso, um número similar (37%) acredita que essas mudanças não alteraram a produtividade. Para 9%, porém, poderia haver uma queda.
É válido esclarecer o que é a produtividade. Ela pode ser entendida como a relação entre o que foi produzido e a quantidade de fatores que foram empregados, como pessoas, tempo e recursos.
A redução da semana de trabalho de cinco para quatro dias já tem sido experimentada em algumas empresas pelo mundo como uma forma de proporcionar um equilíbrio melhor entre vida pessoal e profissional para o funcionário. É válido destacar que no caso do cenário proposto pela pesquisa nos Estados Unidos a carga horária seria mantida.