DADOS E ANÁLISES DO MERCADO IMOBILIÁRIO COMERCIAL

As últimas notícias de escritórios, imóveis industriais e shopping centers

Receba nossa newsletter

 Instagram feed

Aumenta discussão sobre reajuste de aluguel comercial pelo índice




As altas acentuadas do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) em um ano bastante atípico, no qual o ritmo de locação de grandes lajes corporativas foi afetado pela pandemia de covid-19, resultaram em aumento das discussões entre proprietários e inquilinos em relação à aplicação integral do indicador para a correção anual dos valores do contrato.


Algumas empresas de propriedades comerciais, como Cyrela Commercial Properties (CCP) e São Carlos Empreendimentos e Participações, avaliam, de acordo com fonte do mercado, a possibilidade de adotar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como indexador para reajustes nos novos contratos de locação.


“Alguns contratos novos estão utilizando o IPCA, mas ainda não existe um consenso sobre qual será a nova realidade”, diz o presidente da empresa de pesquisa SiiLA, Giancarlo Nicastro. Segundo ele, há um acordo entre proprietários e inquilinos de não repasse da totalidade do IGP-M. “Mas o desconto vira multa caso o inquilino saia antes do prazo do contrato”.


Leia esta e outras notícias em siila.com.br


  • LinkedIn
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube