Receba nossa newsletter

 Instagram feed

BC eleva Selic a 10,75% e juros vão aos dois dígitos



Valor Econômico


O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou nesta quarta-feira a taxa básica de juros em 1,50 ponto percentual, para 10,75% ao ano. A Selic não ficava em dois dígitos desde julho de 2017.


"O Comitê entende que essa decisão reflete seu cenário de referência e um balanço de riscos de variância maior do que a usual para a inflação prospectiva e é compatível com a convergência da c para as metas ao longo do horizonte relevante, que inclui o anos-calendário de 2022 e, em grau maior, o de 2023. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego", disse o BC no comunicado.


A decisão veio em linha com o consenso do mercado, que era de elevação de 1,5 ponto percentual, conforme sinalizado pela autoridade monetária na reunião anterior, em dezembro. Na ocasião, a Selic foi elevada em 1,5 ponto, para 9,25% ao ano, e o colegiado afirmou no comunicado que antevia "outro ajuste da mesma magnitude" para o encontro de hoje.


Esta foi a oitava alta consecutiva da taxa básica de juros.


Em levantamento realizado pelo Valor na segunda-feira com 112 instituições financeiras e consultorias, foi unânime a expectativa de que a taxa Selic seria elevada nesta semana em 1,5 ponto percentual, de 9,25% para 10,75% anuais.

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube