Caixa eleva juros imobiliários uma semana após presidente negar previsão de aumento

Na semana passada, ao divulgar os resultados do financiamento imobiliário em 2021, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que não previa aumento nas taxas de juros cobradas pelo banco. Agora, a instituição está elevando os juros da sua principal linha, a que é atrelada à TR.
A Caixa está avisando a agentes imobiliários que a taxa de juro vai subir em fevereiro. Procurado, o banco argumentou que não se trata exatamente de um aumento nas taxas, mas sim de uma “adequação” nas condições para aplicação de redutores.
Segundo informações de agentes de mercado, a menor taxa, cobrada de clientes que têm relacionamento com o banco, vai passar de 8,3% para 8,7% ao ano, mais TR. A taxa de tabela continua sendo de 8,99%. Já a Caixa diz que "não reajustou as taxas de juros do crédito imobiliário na modalidade TR, que se mantém em 8,99% desde novembro 2021". "Haverá apenas adequação nas condições para aplicação de redutores, que poderão variar as taxas entre 8,0% e 8,80%, a depender do relacionamento do cliente com o banco".
Segundo a instituição, a definição das taxas de juros se baseia na análise da associação de fatores mercadológicos e conjunturais dentro das regras prudenciais de definição das condições do crédito, variando de acordo com o perfil de relacionamento do cliente com o banco. Dessa forma, quanto maior o relacionamento do cliente com a Caixa, maior o redutor e, consequentemente, menor a taxa final de juros. “Cabe destacar que as variações dos redutores podem ocorrer a depender do comportamento do mercado, mas sempre buscando as melhores condições possíveis para os clientes. Assim, a Caixa continuará tendo as melhores taxas de juros do mercado para contratação do crédito imobiliário”, diz o banco.