Receba nossa newsletter

 Instagram feed

Centro Logístico e Industrial Rio Claro entrega expansão e atrai inquilinos

Conteúdo exclusivo SiiLA


Com estoque de mais de 275 mil m² de condomínios logísticos, a região de Piracicaba é monitorada pela plataforma Market Analytics, da SiiLA. Até o fechamento dos dados do segundo trimestre de 2022, a taxa de ocupação na região estava em mais de 76%.


O perfil dos ocupantes é composto principalmente por empresas de eletroeletrônica, seguido pelos setores de veículos e peças e energia elétrica. São inquilinos com perfil distinto quando olhamos os ocupantes do Estado de São Paulo, onde se vê a predominância de players de transporte e logística, varejo e e-commerce.



Um dos principais empreendimentos da região é o Centro Logístico e Industrial Rio Claro, que oferece área disponível para locação no SiiLA SPOT e acaba de concluir projeto de expansão. Para falar sobre o desenvolvimento logístico e industrial da região, nossa redação entrevistou Belmir Menegatti, presidente do Centro Logístico e Industrial Rio Claro.


Recentemente, o empreendimento ganhou mais 13 mil m² de Área Bruta Locável (ABL), fazendo com que hoje o Centro Logístico e Industrial Rio Claro tenha, ao todo, 80 mil m² em ABL. Segundo Menegatti, existem planos para mais uma ampliação e um novo projeto. “Já estamos com projetos aprovados para construir mais 30 mil m², e recentemente, compramos mais uma área, que fica ao lado do Centro Logístico e em frente à ferrovia da Rumo Logística, onde deve ser instalado um Porto Seco”, disse.


Segundo o presidente da empresa, a demanda está aquecida na região. “Nos últimos anos, a média anual de vacância do condomínio ficou abaixo de 5%”. Entre os inquilinos do ativo, estão multinacionais como Whirpool, Nestlé, Purina e o grupo GPS (empresa de serviços terceirizados). Menegatti revelou que o empreendimento também se prepara para receber uma das líderes mundiais do agronegócio.


Durante a entrevista, Menegatti contou sobre a aposta da empresa na região, especialmente no município de Rio Claro. “Foi uma ousadia muito grande construir o Centro. Acreditamos muito que a região pudesse ter uma empresa do tamanho da nossa”, disse. De acordo com o executivo, ainda não há planos de explorar outras regiões: “Nosso objetivo é fazer muito bem o que temos aqui até esgotar as áreas locais”.



Classificado como um condomínio logístico A+ pela plataforma da SiiLA, o Centro Logístico e Industrial Rio Claro foi entregue em 2003. O executivo lembrou de como tudo começou: “O primeiro terreno que compramos aqui foi em 2002, uma área pequena de 15 mil m² e hoje temos 240 mil m² de terreno, em uma área bem localizada. Estamos no entroncamento das principais rodovias e Rio Claro fica no centro do Estado de São Paulo, cercado por rodovias como Bandeirantes, Anhanguera e Washington Luís”.


O executivo destacou a segurança um dos pontos mais fortes do ativo. “Nós deixamos de aumentar a área construída para privilegiar os clientes do ponto de vista logístico. Temos área para mais de 100 carretas e 400 automóveis dentro do condomínio. Acabamos de triplicar o tamanho da nossa portaria e temos um sistema de vestiários que nos diferencia de outros centros. Os funcionários das empresas entram primeiro pelo vestiário para depois passar pelos demais acessos. Temos salas de entrevistas instaladas na portaria para que as empresas possam entrevistar candidatos sem que tenha que mostrar sua operação”, disse.


Ainda há 8 mil m² de mata preservada dentro do terreno. Segundo Menegatti, há planos para instalar pistas de caminhada e bancos para que o local sirva de área de descanso após o almoço.

Confira mais detalhes do imóvel e verifique disponibilidades no SiiLA SPOT.


Quer saber mais sobre condomínios logísticos e entender o monitoramento de mercado realizado pela SiiLA? Conheça nossas soluções.

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
INSCRIÇÕES ABERTAS.gif