Receba nossa newsletter

 Instagram feed

Com Amazon e Magalu, Ceará vive forte expansão de condomínios logísticos

Diário do Nordeste



Com o aquecimento do comércio online e a operação de novos centros de distribuição, o Ceará experimenta um forte aquecimento no setor de condomínios logísticos.


Esses equipamentos são grandes espaços fechados, dotados de infraestrutura de serviços para armazenagem e operação logística, podendo ser utilizados por múltiplas empresas.


Pesquisa exclusiva obtida por esta Coluna mostra que, no 3º trimestre deste ano, a ocupação desses galpões no Ceará chegou a 99,7%. São 314 mil metros quadrados de área total destinada a essa modalidade, o equivalente a quase 45 campos de futebol. O monitoramento foi realizado pela SiiLA, multinacional com atuação no mercado imobiliário comercial da América Latina.


As três principais ocupantes dos condomínios no Ceará são Magazine Luiza, Amazon e Drogasil.


Pouco mais de 30% dos inquilinos são do varejo, outros 27% pertencem ao ramo de transportes e logística, enquanto 12% são do setor de alimentos e bebidas. Essas três grandes atividades compõem as maiores fatias do mercado.


O sucesso do empreendimento Log Fortaleza II, em Itaitinga, ilustra bem o momento de expansão no setor. Informa a SiiLA que o condomínio de 45 mil metros quadrados, localizado na região do 4º anel viário, foi entregue com locação total.


A Amazon, que opera no local seu recém-inaugurado centro de distribuição, ficou com 31,7 mil m²; enquanto o Assaí Atacadista ocupa outros 12,9 mil m², conforme dados da pesquisa.


Entre julho e setembro, o mercado cearense não registrou devoluções e locou uma área total de 52.762 m², aponta a SiiLA.


Não fosse um estoque residual de alguns galpões em Fortaleza, que respondem pelos 0,3% de vacância, o estado teria cravado ocupação plena. Na região de Caucaia, que tem apenas áreas de alto padrão, os 37 mil m² estão inteiramente preenchidos.


De acordo com dados da plataforma da SiiLA, os três maiores condomínios logísticos do Ceará são o LOG Fortaleza, LOG Fortaleza II e CLF – Condomínio Logístico de Fortaleza.

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
INSCRIÇÕES ABERTAS.gif