Receba nossa newsletter

 Instagram feed

Como a Dow adaptou o híbrido para a indústria

Valor Econômica



É um tabu pensar que seria difícil para a indústria aderir à flexibilidade dos expedientes híbridos. Quem afirma é Vanessa Grossi, diretora de RH para a Dow na América Latina, durante live da série RH 4.0 do “Carreira em Destaque”, mediada pela editora de Carreira do Valor, Stela Campos. Desde o ano passado, a multinacional do setor químico adota um modelo de trabalho em que líderes e funcionários, do administrativo ao chão de fábrica, podem escolher juntos quando, onde e como as atividades, sempre que possível, serão feitas. “Nas linhas de operação [que exigem a presença de empregados nos locais], a flexibilidade pode acontecer de outras formas, com novas escalas de turnos”, disse.


A Dow produz um portfólio de plásticos, poliuretanos, revestimentos e silicones para segmentos como embalagens, infraestrutura, cosméticos, automotivo e limpeza. Opera 104 unidades fabris em 31 países e emprega cerca de 36 mil pessoas em todo o mundo - duas mil no Brasil. Em 2021, gerou US$ 55 bilhões em vendas.


De acordo com Grossi, os primeiros desenhos dos formatos flexíveis começaram a ser feitos em agosto de 2020. Em outubro de 2021, a companhia lançou o “Design your day” (desenhe o seu dia). “Não se trata de uma ação do RH e nem é uma ‘política’ de flexibilidade”, destacou. “É uma mudança de mentalidade endossada pela liderança.” A iniciativa engloba expedientes acordados com as chefias e a ampliação das licenças remuneradas, como a parental, que passou a ser de 16 semanas e contempla, inclusive, pais adotivos, sendo oferecida a homens cisgêneros, transgêneros e casais homoafetivos.


O Design your day, disse a executiva, leva em conta as leis trabalhistas de cada país. Contratos de teletrabalho, por exemplo, tiveram de ser ajustados para quem preferem produzir de casa três ou mais dias por semana. As equipes recebem apoio para a compra de equipamentos de escritório (mesa, cadeira e estabilizador) e para custos com a internet. Na escolha dos horários, podem optar por turnos no período de 6h às 21h.

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
INSCRIÇÕES ABERTAS.gif