DADOS E ANÁLISES DO MERCADO IMOBILIÁRIO COMERCIAL

As últimas notícias de escritórios, imóveis industriais e shopping centers

Receba nossa newsletter

 Instagram feed

Conheça alguns municípios brasileiros que apostam em incentivos fiscais para atrair empresas

No SiiLA SPOT você encontra imóveis disponíveis para instalar o seu negócio em regiões que oferecem benefícios fiscais


Operação logística

Você sabia que algumas cidades e municípios brasileiros apostam em benefícios fiscais para atrair empresas, com o objetivo de desenvolver a região, gerando mais empregos e trazendo mais capital para a economia local?


Entre os principais instrumentos de políticas públicas visando a instalação de empresas estão os incentivos fiscais que reduzem os custos das mesmas, tais como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços); IOF (Imposto sobre Operações Financeiras); PIS (Programa de integração Social); COFINS (Contribuição para Fins Sociais); IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e ISS (Imposto sobre Serviços de qualquer natureza).


No entanto, o incentivo fiscal sozinho não é o único fator que influenciará a decisão de uma empresa que está decidindo onde iniciar suas atividades ou uma mudança de local para suas operações. É importante que o município ofereça a infraestrutura necessária para que os novos moradores da região tenham acesso a serviços de saúde, hotéis, comércios e outros serviços, como escola para seus filhos, por exemplo.


Um município pode oferecer redução de IPTU para que uma companhia de logística se instale nos galpões locais, mas se não houver rodovias ou acessos em boas condições para deslocamento, o incentivo começa a perder atratividade. Desta forma, a localização geográfica e o desenvolvimento de infraestrutura local têm grande peso, que quando somados aos incentivos fiscais, ajudam a viabilizar a migração de empresas.


As normas para que as empresas possam ser contempladas com os benefícios fiscais podem variar. Há casos em que o estado pode exigir que uma porcentagem da mão-de-obra contratada seja composta por moradores locais, por exemplo. Assim, as políticas públicas visando a formação de profissionais qualificados é outro fator que pode ser determinante para atrair um grande player da indústria, e-commerce ou outra área de atuação.


No SiiLA SPOT, plataforma de anúncios de imóveis comerciais, industriais e logísticos da SiiLA Brasil, você encontra inúmeros imóveis disponíveis para locação e venda. Alguns deles estão em municípios que têm projetos de incentivo fiscal, como Atibaia, no interior de São Paulo, onde a isenção de IPTU pode alcançar até 20 anos e o ISS para atividades de prestação de serviços pode chegar a 2%. Clique aqui e confira os imóveis disponíveis em Atibaia para você instalar o seu negócio!


No município de Cajamar, na Região Metropolitana de São Paulo, a lei de Nº 1.797 de dezembro de 2019, autoriza o poder executivo a conceder isenção ou redução de IPTU pelo período de 5 anos a contar do início das atividades para empresas instaladas na região. A porcentagem de isenção começa a partir de 50% e pode chegar a 100%. Veja os imóveis disponíveis em Cajamar.


O município de Extrema, localizado no Sul do Estado de Minas Gerais também oferece incentivos fiscais para atrair empresas de logística, e-commerce e investidores. Veja o vídeo do projeto SiiLA Go Live, no qual Giancarlo Nicastro, CEO da SiiLA Brasil conversa com Adriano Carvalho, o então Secretário de Desenvolvimento Econômico do município mineiro.


  • LinkedIn
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube