Receba nossa newsletter

 Instagram feed

Construtoras devem mostrar esforços em meio à alta da inflação



Infomoney

Boa parte das construtoras listadas na bolsa brasileira já divulgaram suas prévias operacionais de resultados do primeiro trimestre, antecipando aquilo que será visto na divulgação dos balanços. No geral, as companhias trouxeram resultados positivos, apesar de algumas ainda apresentarem problemas para melhorar suas margens.


Isso acontece porque o atual cenário econômico é visto como desafiador para o setor da construção civil.


De um lado, a inflação mais alta encarece os gastos das companhias, que nem sempre conseguem os repassar aos clientes, uma vez que preços mais caros tendem a diminuir a procura. Por outro, o ciclo de alta dos juros encarece o acesso ao crédito, crucial para manter o mercado imobiliário aquecido, uma vez que boa parte das pessoas fazem empréstimos para realizar o sonho da casa própria.


Na última temporada de balanços, a visão dos números por analistas foi majoritariamente negativa. Construtoras focadas em classes mais baixas foram as mais impactadas, por terem menor espaço para repassar preços, uma vez que clientes de menor poder aquisitivo têm orçamentos mais apertados.

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube