Receba nossa newsletter

 Instagram feed

Empreendimento imobiliário x empreendimento de base imobiliária

Da Redação


Saiba mais sobre esses dois tipos de empreendimentos e suas diferenças


Você sabe quais são as diferenças entre um empreendimento imobiliário e um empreendimento de base imobiliária?



Aqui no SiiLA Insights estamos sempre falando sobre os tipos de imóveis, classificações, movimentações e trazendo outros termos que são comuns no setor, mas que podem parecer um tanto quanto complexos para quem está chegando agora.


Durante uma de nossas aulas do SiiLA ACADEMY, os alunos tiveram uma explicação sobre um assunto, que é de extrema importância para iniciantes darem um ponta pé inicial dentro do mercado de Real Estate. E é disso que vamos falar a seguir!


Empreendimento de base imobiliária (EBI)


São os ativos que permanecem de propriedade do investidor original ou de outro especializado em administrá-los, sem que a propriedade seja vendida para o usuário final. Ou seja, empreendimentos de base imobiliária normalmente são escritórios corporativos, galpões logísticos e shoppings centers.


Além dessas vertentes acima, entra também na categoria o conceito de Multifamily (residencial para renda), que é um produto recente no Brasil.


Esses empreendimentos, que geram renda, são baseados na própria exploração do imóvel. O valor proveniente do desempenho operacional normalmente é chamado de Net Operating Income (NOI), na tradução seria como “receita líquida entrante”.


No caso dos EBIs, o horizonte de operação é a longo prazo, a rentabilidade é considerada homogênea e o valor de mercado é estável.


Empreendimento imobiliário


São os empreendimentos residenciais. Imóveis voltados para a venda de unidades autônomas ou do prédio como um todo. Suas principais métricas de desempenho são: velocidade de vendas, VGV (Valor Geral de Vendas) e absorção.


Normalmente, as obras desse tipo de empreendimento costumam iniciar 6 meses após o lançamento do projeto. Desta forma, a incorporadora consegue captar dinheiro e diminuir a distância entre gasto x receita.


O horizonte de operação desse tipo de empreendimento é de médio prazo, sua rentabilidade é heterogênea e o seu valor de mercado é instável.


Caso você tenha perdido o período de inscrições e queira ser avisado sobre as futuras turmas do SiiLA ACADEMY, inscreva-se na lista de espera! Espero te encontrar na próxima turma!


Quer saber mais sobre termos do mercado imobiliário? Acesse aqui os principais conceitos!

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube