DADOS E ANÁLISES DO MERCADO IMOBILIÁRIO COMERCIAL

As últimas notícias de escritórios, imóveis industriais e shopping centers

Franquias questionam shoppings por reajuste de aluguel pelo IGP-M

Fonte: O Globo


A Associação Brasileira de Franchising antecipou para o blog da O Globo, a nota que divulgará em que questiona a "decisão unilateral" das administradoras de shopping centers de manter o reajuste dos aluguéis indexados ao IGP-M/IGP-DI. Em 2020, o IGP-DI fechou em 23,08% e o IGP-M subiu 23,14%.


Segundo a entidade, o índice não condiz com a realidade econômica e desconsidera fatos como shoppings fechados ou abertos com horário e fluxo de pessoas restritos. Segundo eles, as vendas nos shopping ainda hoje não atingiram em média 65% do seu valor original.


Nos shoppings, 35% das lojas são franquias e, nas praças de alimentação, a presença chega a 57%. A associação também reclama da manutenção da cobrança do 13º aluguel. Pede quem as administradoras de shoppings isentem os lojistas do pagamento das taxas de transferência para operações de franquia, para facilitar o repasse.


“Os shoppings são atores muito importantes para o varejo, para o franchising, contudo entendemos que é preciso que haja um reequilíbrio de forças entre lojistas e shopping centers”, afirma o presidente da ABF, André Friedheim.


Receba nossa newsletter

 Instagram feed

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

YouTube SiiLA Brasil: