Fundos imobiliários alcançam marca de 1 milhão de investidores pessoas físicas
A turbulência do mercado financeiro em meio à pandemia de coronavírus não conseguiu afastar o investidor pessoa física do mercado de renda variável. Pelo contrário. Menos de um ano após alcançar a marca de 500 mil investidores, os fundos imobiliários comemoram a marca de um milhão de pessoas físicas.
Impulsionados pelo contexto de queda dos juros, com o brasileiro buscando alternativas mais rentáveis diante de prêmios irrisórios na renda fixa, os fundos imobiliários registram no ano um crescimento de 57,2% na base de cotistas.
O número, que correspondia a 12 mil contas em 2009, teve seu grande salto em 2019, quando mais que dobrou em relação ao ano anterior, para 645 mil. Vale lembrar que um investidor pode ter conta em mais de uma corretora, por isso, o número não reflete necessariamente o total de investidores individuais.
A indústria de fundos imobiliários na Bolsa responde hoje por um mercado de R$ 105 bilhões, com um volume médio diário negociado, no ano, de R$ 214 milhões. São mais de 480 fundos imobiliários, dos quais 327 listados na B3.