DADOS E ANÁLISES DO MERCADO IMOBILIÁRIO COMERCIAL

As últimas notícias de escritórios, imóveis industriais e shopping centers

Receba nossa newsletter

 Instagram feed

Grupo Soma revê presença em shoppings

Fonte: Valor Econômico



O Grupo Soma, dono de dez marcas como Animale, Farm, Cris Barros e Maria Filó, trabalha em algumas frentes com efeito já no curto prazo, para mitigar reflexos da piora do ambiente econômico. A empresa está em negociação para rever acordos de locação de lojas, avalia sair de shoppings mais “marginais” e estuda a aquisição de uma marca com produtos de preços inferiores à média da empresa.


A varejista questiona a estratégia de manter operação em empreendimentos não estratégicos e com alto custo por metro quadrado - mais de 80% das suas 270 lojas estão em shoppings - e critica o posicionamento de algumas empresas da área.


“Nosso plano era abrir 60 lojas em 2021 mas estamos segurando um pouco isso, para revisar antes onde iremos permanecer. Quem entrar hoje num shopping vai pagar pelo metro quadrado menos do que quem já está, por toda essa situação atual. Dá vontade de fechar [a loja] e abrir de novo. Então, estamos em processo de negociação de um pacote maior de locações. Por isso tiramos o pé do acelerador até acertar isso”, disse o diretor presidente Roberto Jatahy, sem citar nomes de shoppings. A empresa tem lojas em grupos como Aliansce Sonae, BR Malls, Iguatemi, Multiplan e Ancar.


Jatahy diz que “não acredita mais em shoppings marginais” e deve manter lojas maiores em menos empreendimentos. “Do jeito que está, não vai funcionar para ninguém, nem para o lojista, nem para o shopping. É preciso pensar numa revisão desse modelo. Hoje, a cliente recebe o produto em casa, seleciona o que quer e devolve. A forma de atender mudou muito."


  • LinkedIn
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube