DADOS E ANÁLISES DO MERCADO IMOBILIÁRIO COMERCIAL

As últimas notícias de escritórios, imóveis industriais e shopping centers

Indústrias vão à Justiça contra donos de galpões para barrar reajuste

Fonte: O Globo



A alta do índice de inflação mais usado para reajustar os aluguéis, o IGP-M — que em 2020 saltou 23,14% —, gerou uma corrida tanto de pessoas físicas como de empresas para substituir o indicador por outros, como o IPCA, por meio de negociação ou ação judicial. A onda mais recente de processos é protagonizada pelas indústrias.


Ao não conseguirem negociar um reajuste menor com os donos dos imóveis de galpões logísticos ou plantas industriais que ocupam, várias indústrias entraram na Justiça.


Advogados de grandes escritórios ouvidos pelo GLOBO afirmam que grandes empresas de setores como os de alimentos, embalagens, bens de consumo e até mesmo celulose e papel têm buscado orientação jurídica para negociar a substituição do índice de correção em galpões logísticos e industriais, além de escritórios.


Em São Paulo, a primeira decisão significativa para o segmento industrial foi dada em 26 de janeiro, quando uma multinacional do ramo de tintas conseguiu uma liminar (decisão provisória) que substituiu o IGP-M pelo IPCA no contrato de locação referente à planta fabril da indústria.


Receba nossa newsletter

 Instagram feed

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

YouTube SiiLA Brasil: