Locação de escritórios começa a reaquecer após o pior período da pandemia, diz Martín Jaco
Valor Econômico

O presidente da BR Properties, Martín Jaco, disse nesta sexta-feira (3), durante a Live do Valor, que o mercado de locação de escritórios vem retomando as operações após o pior período do pandemia. Segundo ele, a companhia já locou 900 mil metros quadrados desde agosto do ano passado.
Jaco ressaltou que o retorno aos escritórios nas cidades onde a companhia opera, no Rio de Janeiro e São Paulo, está acontecendo de forma gradual. Até agosto, 25% dos usuários dos edifícios que a empresa administra já voltaram a trabalhar de forma mais flexível. E, segundo ele, a estimativa é que em setembro a ocupação alcance 35%.
De acordo com o executivo, nos primeiros seis meses de pandemia, as companhias já entenderam a nova realidade e agora retomam as atividades com maior flexibilização. "Com isso, as empresas dão mais atenção a toda a parte de serviços dos edifícios, o conforto para o usuário, e no entorno também é considerado se há uma infraestrutura. Aquele empreendimento que tem um bom nível de serviço interno e no entorno é considerado agora um AAA”, disse Jaco.
Com o retorno gradual da ocupação, os preços vem se recuperando. Se durante a pandemia, a companhia aumentou o volume de concessões para manter os contratos ou fechar novos acordos, agora essas vantagens foram reduzidas com o retorno aos escritórios.