DADOS E ANÁLISES DO MERCADO IMOBILIÁRIO COMERCIAL

As últimas notícias de escritórios, imóveis industriais e shopping centers

Logística é ponto-chave no e-commerce em tempo de pandemia

Fonte: A Tarde




O e-commerce (comércio eletrônico), em 2020, registrou crescimento de 47% de acordo com pesquisa realizada pela Ebit | Nielsen no segundo semestre do ano. A modalidade tem se popularizado, mas ainda há desafios para os empresários, principalmente, de pequeno e médio porte. A organização de uma logística eficaz, por vezes, gera dores de cabeça aos lojistas. Para facilitar esse processo, empresas e plataformas que oferecem o intermédio entre comerciantes e Correios ou transportadoras privadas podem ser soluções.


Existem fatores que tornam o transporte e a entrega de produtos dificultosos. As dimensões territoriais do Brasil é um deles. O diretor logístico da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) Fábio Fialho destaca que os desafios são ainda maiores para o transporte intermunicipal. Ele afirma que, nos envios para longas distâncias, os comerciantes ficam divididos entre as transportadoras privadas, que nem sempre atingem a totalidade do país, e os Correios, que cobrem o território nacional, mas nem sempre proporcionam entrega rápida.


Outro ponto que Fábio destaca como um desafio para os comerciantes é a logística reversa. A coleta ou a devolução do produto pós-venda para descarte ou conserto requerem planejamento e são fundamentais para a fidelização do cliente. No entanto, os lojistas nem sempre se integram devidamente a respeito desses procedimentos. Os Correios têm um sistema de logística reversa e de coleta e, para o diretor logístico da Abcomm, precisam ser o "plano de fundo" dos lojistas já que facilitam esse processo por conta de sua grande abrangência. Transportadoras também têm buscando oferecer esse serviço.


Para as entregas dentro da capital as possibilidades são mais amplas. Além dos meios tradicionais de transportes, aplicativos de delivery, como Loggi, Uber Flash e Rappi, têm sido facilitadores da troca entre lojistas e clientes, sobretudo quando se trata de quantidade menor de produtos e maior urgência de entrega. O serviço mais rápido também é ofertado por transportadoras privadas que trabalham na modalidade do "same day delivery" (entrega no mesmo dia).


Receba nossa newsletter

 Instagram feed

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

YouTube SiiLA Brasil: