Receba nossa newsletter

 Instagram feed

Mercado aposta em alta de 1,5 ponto percentual da Selic nesta semana

Folha de S.Paulo



O mercado financeiro voltou a cortar estimativas para o crescimento da economia neste ano e no próximo, além de aumentar previsões para a inflação, enquanto passou a ver uma taxa de câmbio mais depreciada e manteve expectativa de alta de 1,50 ponto percentual da Selic nesta semana, mostrou a pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira (6).


Pelos números do Focus, baseados em compilação de previsões de cerca de cem respondentes na sondagem do BC, a taxa básica de juros fechará 2021 em 9,25%, mesma previsão da semana anterior e ante taxa atual de 7,75% ao ano. A Selic ainda finalizaria 2022 em 11,25%, também mesmo prognóstico da semana anterior.


O Banco Central deve aumentar a taxa básica de juros em 1,50 ponto percentual nesta semana, devido às persistentes preocupações fiscais, e provavelmente também reconhecerá a ameaça representada pela ômicron, mostrou uma pesquisa da Reuters na semana passada.


A inflação, motivo pelo qual o BC tem liderado um dos apertos monetários mais agressivos do mundo, deve ficar ainda mais elevada neste ano e no próximo.

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube