Pandemia leva 13 milhões para compras on-line no Brasil em 2020
Fonte: Valor Econômico

Treze milhões de brasileiros passaram a utilizar o comércio eletrônico para realizar suas compras em 2020, uma alta de 29% em relação ao ano anterior, segundo levantamento realizado pela consultoria Ebit | Nielsen. O crescimento do comércio on-line foi provocado pelas medidas de restrição de circulação e o fechamento de lojas físicas durante a pandemia.
Segundo a consultoria, 20% das lojas físicas tiveram de fechar as portas, sendo as regiões Norte e Nordeste as mais impactadas. Por outro lado, a região Norte foi que a mais ganhou em consumidores on-line em 2020, com expansão de 4% ante o ano anterior.
A pesquisa indicou que 83% dos consumidores que compraram on-line pela primeira vez no ano passado repetiriam a operação. “No entanto, é preciso que o mercado se atente aos motivacionais de compras”, diz Keine Monteiro, diretor de Inteligência da Ebit|Nielsen, em nota.
Segundo o levantamento, 69,5% dos respondentes afirmaram que promoveriam a loja onde realizaram a compra. A quantidade de detratores – passíveis de registros negativos – representa 15,2% dos entrevistados. Entre os insatisfeitos com a experiência on-line, 28% apontam o prazo de entrega como o principal motivo.