Receba nossa newsletter

 Instagram feed

Pensando em locar um escritório pela primeira vez?

Confira algumas dicas para inquilinos de primeira viagem



Várias dúvidas passam pela cabeça em momentos tão decisivos como no da escolha do escritório ideal para o seu negócio. Pensando nisso, nós reunimos uma série de dicas para auxiliar inquilinos que estão procurando um espaço corporativo pela primeira vez!


Antes de sair buscando um espaço, é preciso ter em mente que as respostas para as primeiras perguntas que um corretor ou imobiliária irão fazer: tamanho do imóvel, localização e preço pretendidos. Por isso, é fundamental conhecer a fundo o negócio; o número de colaboradores – entendendo se o regime de trabalho será totalmente presencial ou híbrido para que o novo escritório atenda às regras de distanciamento social; a localização e orçamento para o pagamento do aluguel e despesas adicionais.


Isso feito, está na hora de iniciar as buscas! Listamos abaixo 6 dicas para que sua experiência seja ainda melhor:


  • Verifique se o tipo de área anunciada pelo imóvel tem o espaço suficiente para comportar sua operação. São vários os tipos de áreas consideradas pelo mercado imobiliário comercial: construída, bruta locável, privativa, comum, útil, de carpete e BOMA. Sim, são muitas nomenclaturas, mas não se preocupe! Neste vídeo da SiiLA Brasil você confere o que significa cada uma dessas áreas!

  • Ao avaliar o custo de locação do imóvel que você tem interesse, não esqueça de incluir os valores de condomínio e IPTU para evitar surpresas no meio do caminho e analisar o custo total.

  • Outros importantes itens a serem avaliados na escolha do imóvel é saber se já é um escritório pronto para uso e mobiliado, core & shell (sem nenhuma estrutura prévia no interior) ou se já tem alguma outra estrutura pronta que possa ser utilizada.