Receba nossa newsletter

 Instagram feed

Residencial para renda é aposta de Hines e Ivanhoé Cambridge

Valor Econômico



Uma joint venture entre a canadense Ivanhoé Cambridge e a americana Hines vai investir R$ 750 milhões em residenciais para locação, os chamados multifamily, em São Paulo. Os edifícios serão administrados pela Willowick Residential, empresa de gestão de propriedades da Hines, que já atua no segmento nos Estados Unidos.


A parceria vai trabalhar principalmente com unidades de um a três quartos, de médio e médio-alto padrão, e em regiões das zonas oeste e sul de São Paulo. Segundo Antonio Ferreira, diretor da Hines no Brasil, o objetivo é estar presente em áreas com concentração de emprego e economia dinâmica, e ter prédios de pelo menos 120 apartamentos, para criar uma “comunidade” de moradores. As locações serão de longo prazo.


A operação vai construir prédios sozinha, mas também está aberta a edificar em parceria com incorporadoras ou comprar prédios que já estejam em desenvolvimento, “desde que consigamos adaptar o projeto para a finalidade que desejamos”, diz Adriano Mantesso, diretor da Ivanhoé para a América Latina. Os executivos analisam que a venda total de um empreendimento pode ser uma oportunidade para as incorporadoras mitigarem o risco dos projetos, dada a “atual conjuntura”, de juros altos e perda de poder de compra dos clientes.


Eles estão interessados em prédios inteiros porque parte do conceito multifamily envolve ter apenas locatários, para não haver distinção entre moradores que compraram unidades e que alugam, e para que a gestora tenha domínio sobre mudanças que precisem ser feitas na operação. O empreendimento para locação também tem particularidades, que devem ser pensadas durante a obra. Ao contrário da incorporação para venda, na qual o incorporador não tem mais ligação com o prédio depois da entrega, no residencial para renda é preciso pensar na operação do empreendimento em longo prazo.

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
INSCRIÇÕES ABERTAS.gif