DADOS E ANÁLISES DO MERCADO IMOBILIÁRIO COMERCIAL

As últimas notícias de escritórios, imóveis industriais e shopping centers

Setor de galpões cresce com a expansão do e-commerce

Fonte: A Tarde



O mercado brasileiro de galpões logísticos registrou resultados positivos no ano passado e planeja expandir ainda mais sua atuação. Em meio ao crescimento do comércio eletrônico provocado pelo isolamento social, a locação de galpões, que oferecem estrutura para estocagem e posicionamento estratégico para distribuição de produtos, tornou-se um ponto-chave para suprir a demanda por entregas em todo o país.


O e-commerce teve alta de 68% nas vendas e chegou a dobrar sua participação no varejo em 2020, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o que aqueceu o segmento de espaços logísticos. “O comércio eletrônico é logística pura. Muitas empresas que migraram para essa modalidade perceberam a vantagem de utilizar os condomínios logísticos, que se tornaram uma alternativa de sobrevivência num mercado tão difícil”, explica Giancarlo Nicastro, CEO da SiiLA Brasil, plataforma especializada em análises do mercado imobiliário.

“Os condomínios ajudam muito o segmento do comércio eletrônico. Eles já possuem estrutura pronta, são mais seguros, têm localização estratégica e acabam reduzindo os custos das operações”, acrescenta Sérgio Maia, gestor de projetos logísticos do Grupo Log.


Perspectiva na Bahia


Apesar de não possuir ainda uma estrutura tão consolidada no setor, a Bahia registrou importante expansão em 2020. Dados da SiiLA mostram que o estado teve incremento de quase 38 mil m² no estoque do mercado de condomínios logísticos ano passado, e apenas 3,4% da área ficou desocupada. O levantamento considera as regiões de Salvador, Feira de Santana, Camaçari e Simões Filho.


Além disso, o estado também tem potencial de crescimento do mercado em seu território. “A taxa de desocupação tão baixa mostra que a demanda está muito grande, e já há pré-alocações. Para este ano, a previsão de entrega na Bahia é de 218 mil m², mais do que tudo que já está disponível no mercado, o que mostra que a tendência deve continuar”, afirma Giancarlo Nicastro.


O destaque do setor no estado em 2020 foi a inauguração do Bresco Bahia, condomínio logístico aberto em Lauro de Freitas, a 30 km do centro de Salvador, pela empresa Bresco Investimentos. O espaço foi locado para o Mercado Livre, gigante do comércio eletrônico que estabeleceu na Bahia seu primeiro Centro de Distribuição (CD) do Nordeste.


Receba nossa newsletter

 Instagram feed

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

YouTube SiiLA Brasil: