top of page

Receba nossa newsletter

 Instagram feed

Shoppings Centers estão otimistas para o fim de ano

Setor aguarda feriados festivos para encerrar o ano com alta nas vendas


Da Redação


O mês de outubro foi marcado pela alta das vendas do setor, que registraram um aumento de 6,2%, impulsionado pelo crescimento do fluxo de consumidores, que foi de 12,5%. Os dados foram divulgados pela Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers) e indicam o crescimento na comparação com o mesmo período de 2021.


Shopping JK Iguatemi

Ainda de acordo com o Índice Cielo de Varejo em Shoppings Centers (ICVS-Abrasce), as regiões Nordeste e Sudeste registraram altas acima da média nacional, com 8,4% e 6,3%, respectivamente. A entidade prevê que sejam contratados 112 mil temporários para as vendas de final de ano, o que representa um aumento de 11% do quadro de funcionários dos shoppings.


Apesar dos números positivos de outubro, analistas do segmento esperam um ritmo não tão positivo no último trimestre do ano, já que a Copa do Mundo acabou impactando com a redução do fluxo de clientes e as vendas da Black Friday foram mais fracas do que o previsto.


Agora, com o fim parcial da Copa do Mundo (após a seleção brasileira ser eliminada pela Croácia na disputa de pênaltis), os analistas do setor esperam que as festas de fim de ano possam dar um gás a mais nas vendas do varejo e até mesmo no aumento de fluxo de consumidores nos shoppings centers.


“As varejistas pareceram estar mais esperançosas do que otimistas com as vendas de final de ano, com exceção daquelas com forte posicionamento de presenteáveis”, comentam os analistas da XP, em relatório publicado na semana passada.


  • LinkedIn
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page