Receba nossa newsletter

 Instagram feed

Tendências para condomínios logísticos em 2022



Recentemente, usamos esse espaço para trazer algumas tendências que devem fazer parte do ambiente de escritórios durante os próximos anos. No artigo de hoje, o foco será condomínios logísticos, o tipo de imóvel comercial que ganhou maior destaque durante a pandemia, com o aquecimento exponencial do e-commerce no Brasil e no mundo.


Um condomínio logístico é caracterizado por ser um empreendimento com uma área fechada, destinado para operação logística e armazenagem de produtos de uma ou mais empresas. O espaço fornece toda a infraestrutura necessária, com docas para chegada e saída de mercadorias e deve conter área suficiente para o armazenamento de estoques de produtos. O imóvel deve comportar equipamentos pesados para a movimentação de cargas e para isso, precisa ter piso resistente, de preferência com capacidade acima de 5 toneladas por metro quadrado.


Dentro do empreendimento ainda há serviços fornecidos pelo condomínio, tais como segurança 24 horas, limpeza e jardinagem, além de conter portaria, estacionamento, pátio para manobras, refeitório, vestiário e muitas vezes, salas de escritório disponíveis.


Listamos abaixo algumas tendências que deverão estar cada vez mais presentes em condomínios logísticos:


- Infraestrutura para redes 5G

Os condomínios logísticos com infraestrutura de cabeamento para suportar as redes 5G sairão na frente. A tecnologia permite a maior velocidade na troca de informações por dispositivos conectados, trazendo um verdadeiro salto de produtividade para as operações. Além de consumir menos energia do que as redes 4G, essa nova geração de redes móveis deve proporcionar cobertura mais ampla e eficiente.


- Autossuficiência energética

Além de permitir a entrada da luz solar para aproveitar ao máximo da iluminação natural para as operações, utilizarem lâmpadas de LED, entre outras alternativas para reduzir custos energéticos, a tendência é que os condomínios logísticos sejam cada vez mais autossuficientes, com a geração de energia dentro do próprio empreendimento, principalmente, por meio da energia solar, com a instalação de painéis solares.


- Piso nivelado a laser

Com o avanço da chamada Indústria 4.0 e da automatização de processos, robôs estarão cada vez mais presentes nas operações logísticas. Para viabilizar a movimentação adequada dessas máquinas, o inquilino do condomínio precisará se certificar que o piso tenha sido nivelado a laser. Esse acabamento é fundamental para operações automatizadas, assegurando a produtividade.


- Áreas de descanso

Proporcionar refeitórios e vestiários não são mais considerados diferenciais para condomínios logísticos, principalmente quando temos um inquilino que deseja proporcionar mais qualidade de vida para os seus funcionários. Assim, os novos empreendimentos estão chegando com áreas de convivência e espaços agradáveis desenvolvidos para os momentos de pausa dos funcionários e descanso após as refeições. Áreas para caminhada, quadras esportivas e outros benefícios relacionados à saúde dos colaboradores também são tendência.


Está em busca de um condomínio logístico instalar sua empresa? Acesse siilaspot.com.br e encontre o espaço ideal para o seu negócio! Na plataforma, que também pode ser acessada pelo aplicativo, é possível adicionar filtros, buscar por localização e até mesmo encontrar imóveis comerciais perto de onde você está!


Gostou desse artigo? Escreva para nós com sugestões de pautas para as próximas semanas! Entre em contato pelo e-mail spot@siila.com.br.

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
INSCRIÇÕES ABERTAS.gif