Receba nossa newsletter

 Instagram feed

Tendências para escritórios em 2022





Muitas empresas estavam planejando o retorno oficial aos escritórios neste início de ano, mas com a disseminação de novas variantes da Covid-19 e outros vírus, como o da influenza, parte das companhias tiveram de colocar o plano de volta presencial em compasso de espera.


Apesar do adiamento temporário, a tendência é que os colaboradores voltem de forma gradual e híbrida para ocupar os espaços de trabalho. Nós, do SiiLA SPOT, reunimos algumas tendências para escritórios neste ano, e que provavelmente perdurarão pelos próximos anos. Confira:


- Design flexível

Se as salas exclusivas para uso de líderes já estavam caindo em desuso, após a pandemia, os conhecidos “aquários” devem entrar em extinção dentro dos próximos anos, dando espaço para mais estações de trabalho compartilhadas. Esse tipo de layout estimula a troca entre os times, favorecendo o ambiente de inovação e colaboração. Sofás, mesas redondas e pufes estarão cada vez mais presentes, tornando os escritórios mais confortáveis e aconchegantes.


- Cabines para reuniões e momentos de concentração

Diante da tendência de espaços cada vez mais abertos e com a presença de equipes multidisciplinares, os escritórios também precisarão se adaptar para proporcionar aos seus colaboradores salas mais reservadas, para serem utilizadas sob demanda, quando houver uma videoconferência, por exemplo, ou para aqueles momentos que exigem mais concentração em determinadas atividades.


- Espaço kids

Com a pandemia, ficamos muito mais tempo em casa do que estávamos acostumados e o cotidiano das famílias mudou drasticamente, com filhos passando boa parte desse período com aulas remotas e isolados de avós e outros parentes.

Esse cenário tornou ainda mais desafiador o dia a dia de quem precisa voltar ao escritório, ao menos alguns dias por semana. Com quem deixar os filhos? Algumas empresas estão atentas e buscando alternativas para preparar espaços para receber os filhos de colaboradores quando necessário.


- Escritórios pet friendly

Sim! Levar o pet para trabalhar está cada vez mais comum e o número de empresas que aceitam animais de estimação em seus espaços de trabalho aumenta a cada dia. Na maioria dos casos, é necessário a permissão do condomínio onde o escritório está instalado para adotar a política.


- Biofilia e ambientes mais humanizados

Após esse tempo todo trabalhando em home office, os empregadores estão investindo em ambientes mais agradáveis e que remetam mais às casas de seus funcionários para atraí-los de volta para os escritórios. A biofilia, que consiste na presença de elementos naturais nos ambientes, tais como plantas, é uma tendência que já vinha forte e ganhou ainda mais relevância na pandemia. O verde e colorido das plantas traz mais vida para o escritório, proporcionando mais bem-estar para quem está no ambiente. Outro diferencial é a presença de terraços, que permitem uma maior circulação de ar entre os espaços e são ideais para momentos de descontração com os times.


Se você precisa de um escritório para instalar sua empresa este ano, acesse www.siilaspot.com.br e encontre o espaço ideal para o seu negócio! Na plataforma, que também pode ser acessada pelo aplicativo, é possível adicionar filtros, buscar por localização e até mesmo encontrar imóveis comerciais perto de onde você está!


Gostou desse artigo? Escreva para nós com sugestões de pautas para as próximas semanas! Entre em contato pelo e-mail spot@siila.com.br.





  • LinkedIn
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
INSCRIÇÕES ABERTAS.gif