Receba nossa newsletter

 Instagram feed

Terminal da Barra Funda pode passar por projeto de ampliação

Projeto tem como objetivo expandir o terminal, com novas áreas de circulação, além de escritórios e hotel


Da Redação


Um projeto encabeçado pelo Metrô e CPTM pretende ampliar o terminal Palmeiras-Barra Funda, localizado na zona oeste da cidade de São Paulo. Em fase de consulta pública até 31 de outubro, a proposta prevê o aumento em dez vezes da área construída, com alargamento das calçadas, ciclovia e construção de passarela.


O projeto leva o nome de Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Polo Barra Funda e, se aprovado, deve ser implementado com recursos privados, por meio de concessão pública. As intervenções do projeto chegam a 16,8 hectares, alcançando inclusive a praça Doutor Osmar de Oliveira, localizada ao lado do Memorial, entre outros locais próximos ao terminal.


Imagem: divulgação

O fluxo médio de pessoas que utilizam o terminal no decorrer do dia, pelas plataformas e acessos, chega a 310 mil usuários. O projeto tem como inspiração dois modelos europeus, um na Holanda e outro na Itália, entre outras referências internacionais.


A fim de atrair novas concessionárias e ampliar os usuários, o PIU tem como proposta a verticalização na parte superior do terminal rodoviário, com uma divisão dos espaços sugerida de 50% para comércios e serviços, 25% para hotelaria e serviços de hospedagem e 25% para escritórios.

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube