DADOS E ANÁLISES DO MERCADO IMOBILIÁRIO COMERCIAL

As últimas notícias de escritórios, imóveis industriais e shopping centers

Receba nossa newsletter

 Instagram feed

Vídeo: Queda nas vendas marcam setor de shoppings em 2020


A plataforma SiiLA possui um módulo de dados e análises do mercado de shoppings centers, que traz informações como valor do aluguel, custo de ocupação, vacância, venda, entre outros. No vídeo a seguir, o CEO da SiiLA Brasil, Giancarlo Nicastro, analisa as vendas nos shoppings no Brasil durante o ano de 2020, e mostra o tamanho da queda das vendas nos últimos trimestres.


Durante a análise, o executivo fala sobre a vacância neste tipo de espaço, os impactos do lockdown na circulação de pessoas e na quantidade de vendas, e como a alta do IGP-M também influenciou no custo de ocupação dos lojistas, dificultando a recuperação do setor.


Glossário:


Vendas: o valor das vendas é apresentado por m².


Classe do ativo: shoppings são classificados como A, B ou C, de acordo com o público-alvo do empreendimento.


Categoria de loja: as lojas de shoppings são classificadas de acordo de acordo com a sua atividade. Entre as categorias estão: alimentação; lazer; óticas, perfumaria e cosméticos; telefonia e acessórios; vestuário; conveniência/serviços; joias, relógios e bijuterias; artigos do lar; artigos diversos; calçados; lojas âncoras; mega lojas.


Lojas âncoras: são, em sua maioria, operações com áreas maiores que 1.000 m² e que são responsáveis por trazer público para os shoppings. Lojas âncoras podem ser lojas de departamento, hipermercado, construção e decoração, eletrodomésticos e eletrônicos, entre outros. Exemplos de lojas âncoras: C&A, Tok&Stok, Extra Hipermercados, entre outros.


Taxa do GROCS: calculada em porcentagem, e reflete o custo de ocupação bruto. Esse custo é calculado a partir do valor de locação desembolsado pelo lojista, mais o condomínio e o fundo de promoção e propaganda (FPP), dividido pelas vendas. O termo GROCS vem do nome em inglês Gross Rent Occupancy Costs, ou Custo de Ocupação Bruto, em Português.


GROCS: plataforma da SiiLA Brasil com dados e análises do mercado de shopping centers brasileiro. Com o GROCS, profissionais e empresas do setor consultam a ficha completa dos empreendimentos de todo o Brasil, além de acessar análises exclusivas, como as vendas, aluguel, vacância, custos de ocupação e taxa do GROCS.

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube