Varejo tem o pior Natal desde a recessão, apontam associações
publicado no Valor Econômico

O varejo encerra 2020 registrando o mais fraco desempenho de fim de ano desde 2015 e 2016, quando a recessão fez o setor encolher cerca de 7% no Natal. Associações projetam números para dezembro abaixo do verificado em anos anteriores, reflexo do encolhimento do auxílio emergencial e de uma nova onda de fechamento de lojas e de reduções de horário de funcionamento do comércio no país. Grandes varejistas já abrem a temporada de liquidações com descontos de até 80%.
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra queda de 1,8% nas vendas em lojas físicas e no comércio eletrônico no período de 19 a 25 de dezembro em relação ao mesmo intervalo de 2019. No varejo on-line, que equivale a cerca de 10% do varejo total, a alta foi de 15,5% sobre 2019.
Redes e empresas de logística confirmam uma demanda mais forte entre a segunda e terceira semanas de dezembro, e uma desaceleração após o dia 23. “A partir do dia sete de dezembro, começou a acelerar, mas na véspera do Natal, a venda perdeu força e continua num ritmo mais fraco nessa semana”, disse Benhur Cezar, diretor da varejista on-line Estrela 10.
Leia esta e outras notícias em siila.com.br