Via Varejo planeja programa de entrega em uma hora
Fonte: Folha de S.Paulo

Quando a Via Varejo, dona da Casas Bahia e do Pontofrio, encarou a primeira restrição comercial pela Covid, no segundo trimestre de 2020, tinha só 26% das vendas concentradas no online. Quase um ano depois e com a pandemia se agravando, as varejistas devem atravessar novos períodos de isolamento com mais tranquilidade, na avaliação de Roberto Fulcherberguer, presidente da companhia.
"Não vou dizer que não sentiremos nada, é impossível, mas estamos muito mais bem preparados do que estávamos no segundo trimestre de 2020. Para nós, é um caminho mais suave, nosso 20.000 vendedores continuarão vendendo", afirma.
Parte da adaptação para o comércio digital da empresa incluiu um programa de vendas pelo WhatsApp, em que o cliente se comunica diretamente com o vendedor, que pode estar na loja ou em home office. O recurso ajudou que os 26% dos negócios online da Via Varejo pulassem para 50% no fim do ano passado.
A empresa pretende implementar um programa de entrega em uma hora para todo o Brasil no terceiro trimestre, de modo a ganhar mais participação de mercado em relação a competidores como Amazon, Magazine Luiza e Mercado Livre.
Para Fulcherberguer, as lojas físicas não perderão espaço no varejo, mas deixarão de operar no modo tradicional. A empresa tem a meta de abrir 120 novos pontos este ano, mesmo sem indicativos concretos para a melhora da crise sanitária.