Receba nossa newsletter

 Instagram feed

Você conhece os diferentes certificados de sustentabilidade para projetos de construção?


Na semana em que comemoramos o Dia Mundial da Água, celebrado na última terça-feira (22), escolhemos o tema de certificação de sustentabilidade para contribuir com a conscientização e ampliação do conhecimento sobre o assunto.


Mais do que uma tendência de mercado, puxada pelas exigências por parte de investidores, consumidores, comunidades e demais stakeholders em relação às empresas, o uso racional dos recursos naturais, a preocupação com o meio ambiente e não só repensar, mas adotar ações efetivas para edificações mais sustentáveis é urgente.


Os selos de sustentabilidade surgiram para indicar que determinada empresa adotou processos e soluções, em conformidade com meio ambiente, desde a escolha da matéria-prima até a destinação de resíduos. Atentos às demandas do mercado, os desenvolvedores de galpões que visam inquilinos de grande porte, já estão entregando empreendimentos certificados, com geração de energia renovável, estações de recarga para veículos elétricos, estações de tratamento de água e efluentes, entre outras especificações.


No mercado de escritórios esse movimento também é observado com força, principalmente por conta de multinacionais – a maioria delas têm a exigência de instalar seu negócio em edifícios certificados. Recentemente, a SiiLA falou com Nico Theodorakis, CEO da Noah, que é uma construtech que traz a proposta de construir prédios que utilizam a madeira de reflorestamento como principal matéria-prima. Se você ainda não conferiu a entrevista, assista o vídeo aqui. Outro projeto interessante é o empreendimento Parque da Cidade, na Chucri Zaidan, em São Paulo, que traz um sistema para coleta de resíduos sólidos dos escritórios a vácuo. Leia mais aqui.



Uma das torres do Parque da Cidade

Atualmente, há diversos selos de sustentabilidade, como o LEED, Aqua-Hqe, Aqua Social, PROCEL Edifica, Selo Casa Azul e outros. Para te ajudar a conhecer melhor cada um deles, traremos semanalmente informações sobre os principais deles nas redes sociais do SPOT. Começamos pelo selo Aqua-HQE, que é uma certificação oferecida pela Fundação Vanzolini no Brasil. Acesse o Instagram, LinkedIn ou Facebook do SiiLA SPOT para ver o carrossel com todas as informações.


No SiiLA SPOT, plataforma de anúncios para imóveis comerciais, é possível filtrar espaços corporativos disponíveis que tenham certificação de sustentabilidade acionando o filtro na busca. Basta buscar um termo inicial e na página seguinte selecionar Certificação de Sustentabilidade em Mais filtros.


Gostou desse artigo? Fique por dentro das novidades entrando para nossa lista de transmissão! Mande uma mensagem para nosso WhatsApp no (11) 96169-0439. Se preferir, entre para o nosso mailing e recebe nossas comunicações direto na sua caixa de e-mail. É só preencher os dados neste link.

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
INSCRIÇÕES ABERTAS.gif