Receba nossa newsletter

 Instagram feed

Você sabe o que é Cap Rate?

Da Redação


O Cap Rate é a taxa de retorno que uma propriedade de investimento vai gerar com base no seu valor de mercado atual.


Em tradução literal, o termo em inglês “Cap Rate” significa “taxa de capitalização” que, por ser calculada em porcentagem, o que permite comparar o investimento feito em imóveis com outros tipos de investimento, como a poupança, tesouro direto, ações, fundos imobiliários etc.


Foto: reprodução

Em uma recente entrevista ao Clube Fii News, Giancarlo Nicastro, CEO da SiiLA, explica que para fazer o cálculo desse retorno é simples. De acordo com o executivo, basta pegar o valor dos aluguéis recebidos por mês, multiplicar por 12 e dividir pelo valor investido no imóvel.Sendo um método considerado simples, o Cap Rate não deve ser o único modo de se avaliar um investimento do mercado.


Durante a conversa com o Clube Fii News, Nicastro falou sobre como o Cap Rate pode ser aplicado para um fundo imobiliário, mas com um nome diferente, o dividend yield.


“Quando a gente fala de Fundos Imobiliários, a gente pode usar também o dividend yield – rendimento de dividendo na tradução do inglês – com uma abordagem um pouco diferente de quando a gente faz o cap rate que é em cima do valor total do imóvel, explica Nicastro.


Confira a entrevista completa na integra aqui.

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube