Receba nossa newsletter

 Instagram feed

Você sabe o que é multifamily?

Da Redação


Entenda mais sobre o termo, já consolidado no mercado imobiliário norte-americano


O conceito de multifamily se refere a um complexo residencial, com mais de uma unidade habitacional em um mesmo edifício. Apesar de ser uma propriedade voltada para moradia, o multifamily é uma categoria de imóvel comercial no qual todas as unidades (ou apartamentos) são destinadas para aluguel e registrados sob uma única matrícula. Sendo assim, o complexo possui um único proprietário e os moradores são todos locatários.



Esse conceito do mercado imobiliário já está bem consolidado no mercado imobiliário norte-americano. Além de todo o apoio da indústria, há muitos bancos, companhias privadas e públicas totalmente voltadas para esse tipo de propriedade.


Uma a cada oito pessoas nos Estados Unidos mora em um imóvel classificado como multifamily, sendo que o total já ultrapassa a marca de 40 milhões de pessoas.


Dentro desse conceito de ativos, existem ainda três vertentes presente nos Estados Unidos, são elas:


- High-Rise: Em sua maioria, estão exclusivamente localizados nos centros urbanos e consistem em grandes edifícios, com mais de 5 andares.


- Mid-Rise: Fora dos centros urbanos, são empreendimentos com menos 5 andares.


-Suburban/Garden Style: Localizados nos subúrbios, os ativos são prédios de 2 a 3 andares.


Entre as principais vantagens do multifamily, vale destacar a baixa volatidade; aluguéis de curto prazo (que permite o ajuste imediato as condições do mercado) e renda passiva imediata pós-investimento.


No Brasil


Hoje, cerca de 20% das famílias brasileiras vivem em apartamentos alugados, representando mais de 13 milhões de moradias. Uma das empresas que mais investe em multfamily aqui no país é a Housi.


A Housi é uma vertente da Vitacon, que oferece moradia sob demanda para moradores que desejam um aluguel flexível e 100% online, ajudando incorporadores a potencializarem suas vendas e investidores a maximizarem seus lucros.


Quer saber mais sobre o mercado imobiliário comercial? Siga acompanhando a SiiLA nas redes sociais e mande sua sugestão de pauta para nós! Escreva para comunicacao@siila.com.br

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube